DVD


Pontos de venda:



SãoChico


Texto por Juarez Fonseca

Formado em 2011 por André Paz e Róger Wiest, o duo porto-alegrense Quiçá, se Fosse acaba de ser indicado em duas categorias do Prêmio Açorianos de Música 2012/2013: revelação do ano e melhor DVD, por “São Chico”. Normalmente todo mundo começa com um CD, mas eles optaram por fazer o primeiro registro do trabalho logo em DVD. Alugaram uma Kombi para levar os equipamentos, montaram o estúdio de gravação na sala de uma antiga casa de madeira num sítio isolado em São Francisco de Paula, e promoveram a perfeita convivência do artesanal com o tecnológico. As janelas abertas para a Natureza contrastam com fios, microfones, aparelhos eletrônicos. 
Mesmo muuuito parecidos fisicamente, André e Róger nem são parentes – mas a consangüinidade musical é inequívoca. Ambos tocam vários instrumentos, violões, flautas, percussões, e cantam em solo e duo, tudo resolvido em um clima tão despojado quanto encantador (pensei um pouco antes de escrever a palavra “encantador”, mas é isso mesmo, um trabalho de produção muito sensível e espontânea). Bons poetas/letristas, eles têm achados como “Meu pulmão/ Cheio de ar/ Recebe carícias desse pó que cai de ti” (Canção do Pó), e “Cansei do prédio que mora em frente a mim/ Do barulho que come e engorda/ Cada dia mais e mais” (Cada Dia Mais). 
São apenas dez canções, entremeadas por comentários prosaicos e/ou filosóficos sobre a música, a vida, a arte, a juventude, os dias de hoje, e por imagens dos campos de São Chico e de Porto Alegre. O encanto bucólico e lento daqueles interiores dialoga com os paredões de edifícios e o ritmo da cidade grande. Há um certo quê hippie no DVD do Quiçá, se Fosse ¬– e registro isso no bom sentido, acho que a herança hippie precisa ser resgatada. Certo é que os caras estão só começando e têm o que mostrar. Também sabem escolher pessoas para ajudá-los, como Daniel Arnold, Rodrigo Wolffenbüttel e Marco A.F. (câmeras), Marlene Schneider (cenografia), Barraco e Trama (design gráfico). O vídeo já começa diferente da maioria do que se vê por aí.

Juarez Fonseca


Ficha técnica: 
Escrito e dirigido por: Quiçá, se fosse 
Câmera: Daniel Arnold, Rodrigo Wolffenbüttel, Marco A. F. E Quiçá, se fosse 
Som: Quiçá, se fosse 
Edição: André Paz
Cenografia: Marlene Schneider 
Gravado no sítio Xaxim no interior de São Francisco de Paula, RS em setembro de 2011. 
Design Gráfico: Barraco e Trama

Parte desse material foi financiado pela plataforma de crowdfunding Catarse: www.catarse.me





Nenhum comentário:

Postar um comentário